Humanização na Fisioterapia

Os avanços das ciências associados ao advento das novas tecnologias vêm contribuindo de forma determinante para o aprimoramento da assistência à saúde. Contudo, ao mesmo tempo que se ampliam as possibilidades de preservação da vida com qualidade, profissionais se submetem aos processos de automação baseados em máquinas que comprometem a assistência terapêutica. Sendo assim, estamos diante de um paradigma sustentado pelas novas tecnologias aplicadas as terapias, em especial nos ambientes hospitalares e unidades de saúde que, relegam ou não reconhecem a função terapêutica e mesmo curativa das práticas de contato e comunicação entre profissionais de saúde e pacientes permeados pelo (afeto ou cuidado) que sustenta os processos de humanização.

Humanizar a assistência à saúde significa agregar a eficiência técnica e científica, valores éticos, além de respeito e solidariedade ao ser humano, possibilitando a aproximação de forma efetiva entre profissional e paciente.
O profissional de fisioterapia deve estar capacitado para aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridos durante a trajetória acadêmica, porém as grades curriculares não os contemplam quanto ao exercício de conscientização e reflexão sobre suas habilidades na perspectiva de cuidar do outro, buscando ir além das técnicas de reabilitação.

Norteado por essa reflexão é possível afirmar que dentre os profissionais de saúde, o fisioterapeuta é um dos mais motivados ao contato direto, considerando que, na maioria das vezes, as mãos representam seu instrumento de trabalho principal.
A valorização dos processos de humanização permite ao fisioterapeuta a sobreposição dos aspectos mecanizados e tecnicista, tornando inquestionável o alcance das subjetividades que envolvem o paciente em seus aspectos sociais, culturais e psicológicos, assim como compreender que “Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade” (OMS 1946).

Referências Bibliográficas:

BADARÓ, Ana Fátima Viero, Ética e Bioética nas práxis da Fisioterapia: Desvelando Comportamentos. Brasília, DF:2008

BERTACHINI, Luciana; Pessini, Leo. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria -Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: ministério da Saúde, 2004.

CONDRADE, Tânia Valéria Leal; APRILLI, maria Rita; PAULINO, Célia Aparecida; KARSCH, Úrsula margarida; BATÁGLIA, Patrícia U.R. Humanização da Saúde na formação de profissionais da Fisioterapia. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde 2010.

MACHADO, Karina Dias Guedes; PESSINI, Leo; HOSSNE, Willian Saad. A Formação em Cuidados Paliativos da Equipe que Atua em Unidade de Terapia Intensiva: Um Olhar da Bioética. São Paulo: 2007.

OISHI, Ana Caroline Escorsin do Nascimento; CHEMIN, Márcia Regina Chezini (Org.). Reflexões Bioéticas: A humanização do cuidado em Saúde. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

Dra. Joana Angélica Lima Oliveira

Membro da Diretoria da AFIDERJ. CREFITO 2/48938-F.

Originalmente publicado no website da Associação de Fisioterapia Domiciliar do Estado do Rio de Janeiro (AFIDERJ).

NOSSOS CLIENTES DIZEM

Aglen McLauchalan
“Sou idosa, beirando 95 anos, e faço fisioterapia com Angélica Oliviera há vários anos, desde que levei um tombo. Graças a Angélica, recuperei o uso das minhas pernas e consigo andar com uma bengala. Os exercícios me fazem bem, como também a companhia da minha fisioterapeuta sempre paciente e risonha”.
AGLEN MCLAUCHLAN
Paulina Maria Mattos de Sant'Anna

“Minha mãe foi atendida pela fisioterapeuta Thais Nobre que, 3 vezes por semana, fazia com ela importantes exercícios motores e respiratórios. Com isso, ela teve assistência especial, com todo o conforto que seus mais de 80 anos mereciam.

A fisioterapia em domicílio evitou que minha mãe se ausentasse das sessões pois não precisava se deslocar na cidade e nos ajudou a otimizar a utilização do espaço domiciliar com a orientação da fisioterapeuta, mesmo quando minha mãe esteve acamada. Além de tudo, minha mãe criou com a fisioterapeuta um laço afetivo que foi muito propício ao seu bem-estar.

Recomendo com muita segurança a atuação de um fisioterapeuta domiciliar para o conforto de nossos entes queridos.”

PAULINA SANT’ANNA
Júlio Ribeiro
“Em junho de 2017, tive um problema grave na coluna: uma compressão de nervos na região lomba; com isso, praticamente do dia para a noite, fiquei sem movimentos nas pernas, além da falta de sustentação quando tentava ficar em pé (…). Foi então que me deparei com uma das melhores fisioterapeutas que conheci ao longo de minha recuperação: Dra. Andrea Ortman. Um nível de excelência quanto ao conhecimento técnico aliado à dedicação, zelo, empenho e compreensão incomparáveis. Devo ressaltar, elogiada até pela equipe médica que realizou minha cirurgia e continuou avaliando minha recuperação. Eu precisava reaprender a andar e consegui (…). Tomara que ela possa ajudar cada dia mais pessoas, assim como fez comigo”.
JULIO RIBEIRO

NOSSO HORÁRIO

Seg. – Sex. 08:00 – 19:00
Sábado 09:00 – 14:00

FALE CONOSCO

  (21) 99396-5016

  (21) 99752-9295

  (21) 99638-2550

Agende Uma Avaliação

Começamos com uma avaliação criteriosa, obtendo uma visão ampla do seu estado de saúde. Desta maneira, elaboramos um diagnóstico fisioterapêutico, prescrevendo o tratamento mais adequado.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO